sexta-feira, agosto 20, 2004

REFLEXÕES

Outro dia caminhava devagar pelas ruas, pensando porque Chronepsis não me reservou o destino que tanto perseguira na infância.. os jogos Olímpicos começando, um nadador que nadou comigo no mesmo clube se despedindo das piscinas.... por que eu afinal desistira de um sonho que meu primeiro técnico ajudara a plantar em minh´alma?
Seria por acaso aquele que me "expulsou" do time por estar fora do peso? (um dia conto essa história), ou foi por conta da minha ida a Bauru e a faculdade? Conheci inúmeros atletas que cresceram estudando e competindo.... Seria porque a equipe local estava acabando com a aposentaria do técnico de lá?
Não... lembrei-me que depois disso voltei a nadar por um clube de minha cidade, e estava bem até. Mas aquele mesmo que outrora me expulsara passou a cobrar de mim uma postura de liderança na equipe, sendo que sequer eu treinava com eles... muitos foram colegas, mas me tratavam como estranha, ou pior, cheguei a acreditar que minha volta representava ameaça às suas colocações nos revesamentos e até mesmo o prestígio de líderes.
Fiquei triste pelos mais jovens que eram abandonados e encontraram em mim algum apoio (oh sim.. o técnico tinha seus favoritos na equipe principal e praticamente ignorava os mais jovens e a equipe "B").
Minha reação foi protegê-los, mas o técnico passou a cobrar ainda mais, vendo que ali poderia tornar-me exemplo para os demais.....
Foi a gota dágua. Ali naquele momento desisti de um clube onde aprendera a nadar e por tantos anos defendera sua bandeira.
Tinha força de vontade para treinar por mais 20 anos sozinhas, mas não tinha cabeça para servir de saco de pancada apenas para servir de "exemplo". Senti pelos jovens, mas sabia que nem eles mereciam tal desprezo e tratamento, também iriam perceber e tomar uma atitude.
Infelizmente, a faculdade depois de um ponto começa a exigir sua atenção e concentração , conheci meu futuro marido, e larguei as piscinas em troca de uma carreira e família...
Esqueci que eu mesma pendurara a touca e maiô..... ainda sim, por muito tempo fiquei com com amargo sabor de não conhecer o fim da história.
Ela termina assim.
Minhas pequenas alimentando seus sonhos e eu apoiando-as para o que der e vier... dizem que nossa imortalidade está nos filhos.. acho que os sonhos também.. ^_^