Tia manja magia? ehehehe magia para dragões são tão naturais quanto o ar e água que respiramos..
O diário de uma deusa esquecida.Tarefas a cumprir, um inferno para administrar, e um novo tempo para se adaptar.
domingo, dezembro 28, 2003
sexta-feira, dezembro 26, 2003
Respondendo primeiro..
"Sarabi é muito linda mesmo rsrs muito bom seu BLOG, vc é a mesma TIAMAT da UOL?? o_o''
seu Blog acabou é???
Bezaum Até mais ver, e parabens
Dreamer "
Olá Dreamer, agradeço muito a sua visita e os comentários sobre a nova inquilina aqui em Arvenus...Mas não.. o Fiveheads, não acabou...sacumé... mãe de cinco raças de dragões, imagina a quantidade de filhos que não tenho de visitar nesse natal.. assim dou um jeito também e caço de uma vez por toda aquele facínora devorador de tesouros, conhecido por Santa Claws.. digo Papão Noel...(Papai Noel.. eheheheh), assim que de uma folga volto a postar mais sobre o cotidiano no primeiro círculo...
(Sim, sou a Tia da uol, tem duas.. eu sou uma delas..eheeheheheeh)
Para todos, esperoq ue o natal tenha sido muito bom e tranquilo!!!
Não deu tempo de postar, mas queria deixar um web card pros adoradores do hobby pagão, RPG -
clique aqui e acesse o web card que fiz pro povo.
segunda-feira, dezembro 15, 2003
Ahá.. óia só o que achei no blog da lady of darkness:
You represent... kindness.
You're a very gentle, kind, and caring individual.
You truely care about people and are generally
well-liked. Though sometimes you may be
perceived as weak, you truely have a strong
heart and a good desire to help others.
What feeling do you represent?
brought to you by Quizilla
Estávamos ha um tempo já procurando um novo hóspede para Arvenus... um gatinho, pois o inferno tá lotado. e gatos cabem em qualquer lugar...
Visitei feiras de adoção de animazinhos recolhidos na rua para me informar, sites de entidades protetoras que também ofereciam tal serviço. Não fazia questão de raça e acredito que a relação que se forma entre o animal abandonado e seu novo dono, muitas vezes com início problemático, tende a ser mais forte e intenso depois. Claro, sem contar que vc estará tirando um animal da rua. Essas entidades costumam recolher os animais, trata-los, vermifiga-los, castrá-los e alimentá-los, não pegamos qualquer bicho doente não. Vale a pena...
Havia muitos cãezinhos e gatinhos.. um mais carente que o outro. ALi no Parque do Água Branca.. apaixonamo-nos por uma gatinha de 3 meses branquinha e creme de olhinhos azuis, muito sapeca. Linda!
Depois de breve conversa com Apsu e as dragoazinhas decidimos adota-la.
Estava um calor do cão! mal deu para aproveitar a feirinha de artesanato e o evento/exposição promovido pela Polícia (rodov, militar, florestal,bombeiros), houve demonstração dos cães da polícia e pobrezinhos.. mal se aguentavam em pé..muito obedientes fizeram os exercícios bonitinho, para delírio da platéia... ehehehehehe não dava para ficar mais. as meninas estavam quase passando mal, sem contar na pequena gata, batizada Sarabi...
sábado, dezembro 13, 2003
Essa semana foi uma sucessão de fatos curiosos... Começou antes mesmo de domingo. Na Sexta passada estive na escola de Marinacius ajudando na festa de fim de ano das crianças... que coisa louca. lavar 300 canequinhos a cada refeição ( lanche, almoço e lanche da tarde), ajudar nos enfeites da visita de papai noel..
Pude ver e notar o empenho das serventes que cuidam e zelam pela escola e suas crianças.. sei o que o salário delas não lhes permite grandes luxos, e provavelmente não compensa o esforço.. mas estão ali.. cuidando e atendendo os alunos como se fossem filhos, sobrinhos, amiguinhos.. é inspirador.
Quinta Feira.. Dia de amigo secreto no Curumim, Dianiacus está toda contente.. eu, cansada de bancar mãe o ano inteiro não tinha ânimo para pensar em algum prato..a primeira idéia foi um sandubinha de atum, cabei fazendo isso mesmo.
Receitinha aprendida num quiosquinho em Ilhabela, durante um campeonato de vela. Atum, um teco de maiosese, shoyu,cebola, cheiro verde, cenoura e alface! ^_^ Áté Dianicus duvidou do sucesso da receito junto aos infantes colegas.
Levou seu presentinho e retornou cheio de surpresas...+_+
ganhou um de R$2,00... menos que uma lembrancinha...¬¬´´´Tadinha. mas o sandubinha foi um sucesso.. eheheheh Disse que todos elogiaram e deu tempo de comer apenas um. AS crianças na idade dela não curtem muito salada, e menos ainda cebola crua... ehehehheh^_^´´
Ontem então, pasmem... Tiamat vestiu o traje do Papai Noel!!! +_+
O que julgava impossível aconteceu, e agora tenho de dar o braço a torcer...
Era o dia de confraternização na escola de Dianicus, passara a noite toda enrolando dracodeiros, docinhos típicos que fazemos nos aniversários de nossos filhotes... ^_^ Asssim, feitos de leite condensado e chocolate, empanados no chocolate granulado.
Saímos de manhã debaixo de chuva, e lá ajudei-a a levar o doce e o refrigerante até a sala.. Soube então que estavam precisando de um Papai Noel; aquele que viria não poderia aparecer pois a fantasia estava rasgada...¬¬
Minha Mãe tem um traje desses que faz meu irmão usar para alegrar a festa das sobrinhas... prometi que iria pegar.
NO caminho de volta para casa encontrei alguns dos dracodeiros que aproveitaram a chuva para rolar para fora da bandeija desapercebidos...9.9´´
Enfim, dois duendes da APM me levaram até minha mãe e lá buscamos o traje, meu irmão se negou terminamente a bancar o palhaço para um monte de wyrmlings (dragões crianças) desconhecidos..Eu tive de assumir o tenebroso papel.
Hehehehehehe, e não é que foi demais? Não o fato e o aspecto consumista da coisa toda, mas a insipiração e a fé que os pequenos põe na figura anciã de vermelho. o disfarce estava longe de parecer perfeito e fiel, a barga falsa era grisalha, pois Apsu a usara num Haloween como barba de terrorista (Bin Laden), sobrancelhas eram pintadas com guache branco, sem falar no inconfundível silvo fino de madame dessa Velha...+_+
Estava falso demais, ehehehe, mas eles entraram na fantasia e enquanto ganham suas lembrancinhas confidenciavam-me seus pedidos, agradeciam e desejam -m eum Feliz Natal.. foi lindo.
Claro, não precisaram insistir muito para que repetisse o feito com a turminha que estudava a tarde.
Foi encantador, a esperança , o respeito e a fé dos pequenos. Gostaria que todos pudessem ganhar exatamente o que pediram...
O manticora sossegou aqui. A resposta dei na forma de um poderoso sopro de FOGO. A pobre criatura mais que rapidamente limpou o estrago e me presenteou com um novo enigma.
Sou eterno e recém-criado
Sou novo, jovem e velho
Sou divisível e renovável
Ajudo o perdão
Diminuo a dor
Sou valorizado
Sou desperdiçado
Quem sou?
^_^......
sexta-feira, dezembro 05, 2003
A segunda pergunta foi bem fácil de responder, o que me deixou com a deliciosa sensação de poder. Isso até eu pisar "NAQUILO"'...(resposta tá em Cisne Branco..o ´post anterior)
Rodei a baina e o Manticore mais que rapidamente, visando salvar o´próprio couro lançou novamente:
Tenho muitas línguas mas, no entanto, sou mudo. No mundo material posso destruir quase tudo. Posso quebrar e rachar sem perder a integridade. E desde os primórdios auxílio a humanidade. Pessoas se aninham e dormem ao meu lado. Ou de mim fogem quando estou descontrolado. Estou sempre faminto, mas não sinto cansaço. Deixo minha mortalha negra por onde passo. Quem sou eu?
Mas hein???(bom fim de semana a todos)
Olha essa agora..não é de dar medo?
Esse natal pensei em matar o "papai prejuízo noel"....
quinta-feira, dezembro 04, 2003
Ó Cisne Branco em noites de Luar, vai velejando no mar azul....
Ah nossa..Nossa.. Hildr, vc me me trouxe à memória uma promessa de infância.. ahahahahaha Achava linda essa nau, e guardei por muito tempo a reportagem de uma revista da federação de vela, que decretava a aposentadoria do Cisne Branco, o único veleiro ocêanico daquele porte brasileiro a concorrer regatas...Prometi ao meu pai, ainda jovem grumete e amante dos ventos, que um dia batizaria um barco meu em homenagem; nem que fosse um optimist (pra quem num sabe é uma banheirinha com uma vela latina onde as crianças aprendem a velejar..ahahahahahahahah).
Ah...VocÊs querem a resposta da Questão Mantícora já ou querem mais um tempo? ^_^´´´´
ehehehehhe suspensinho... 5 e 7.... confiram.
terça-feira, dezembro 02, 2003
(Obrigada a todos que tentaram responder...Jiki..faltou metade da resposta..^_^´´ Sertterus... ehehehe pelo que entendi vc conseguiu responder corretamente, porém sem usar a resposta...)
Aquela Coisa estava começando a feder, e eu cada vez mais irritada, resolvi arrancar um a um os espinhos venenosos do manticora.... até que, meio embriagada pelo veneno, veio a resposta.
- Vou morrer na fogueira; Vou morrer afogado.
O bicho emudeceu, e depois passou a elogiar entusiamado. a coisa ainda repousava...
-Muito bem chefia.. eu limpo, mas com essa vc não poderá lidar....
-Mais um??
Ele categórico..
-Extamente...
Um pastor diz para outro:
- "Dê um de seus carneiros que ficamos com igual número de carneiros." O outro responde:
- "Nada disso, dê-me um de seus carneiros que ficarei com o dobro dos seus".
Quantos carneiros têm cada um?
..eu juro..mato esse verme na primeira oportunidade.
Fiquei matutando mais um tanto.
( alguém resolve essa?)
quinta-feira, novembro 27, 2003
Estava eu sem muito o que fazer a não ser divertir-me em provocar a fome no aquário de Poliphenol, privando-o daquelas bolinhas avermelhadas com cheiro de salgadinhos Ebicen, quando meu horrível manticora de estimação entra na sala agacha e...PLOFT! REALIZA UMA OBRA FARAÔNICA sobre meu raríssimo tapete persa perfeito.
Fiquei pocessa esbravejei e lhe torrei os fundilhos.. o coitado, alegando atender uma necessidade natural não teve tempo de sair dali, e pretendia pagar-me de alguma forma.
- Chefia.. nóis pode te ensiar charadas infalíveis para que possas enfim passar pela dona Esfínge e chegar até o tesouro do faraó...
- Cê tem certeza? Vai falando porque sei de muitas..*desconfiada* e akela megera sabe ainda mais...
_ podi confiá chefia.. nóis conhece umas boas...
*olho-o sem acreditar.*
-Então...
Você é prisioneiro de uma tribo indígena que conhece todos os segredos do Universo e portanto sabem de tudo. Você está para receber sua sentença de morte. O cacique o desafia: "Faça uma afirmação qualquer. Se o que você falar for mentira você morrerá na fogueira, se falar uma verdade você será afogado. Se não pudermos definir sua afirmação como verdade ou mentira, nós te libertaremos". O que você diria?
*Fui pegar minhas luzinhas de natal enquanto pensava na resposta..alguém sabe?? Mantícora miserável.. não vai me passar para trás...*
domingo, novembro 23, 2003
Quando as meninas vierem armaremos a árvore de natal.. Juro que se tivesse um quintal teria plantado um pinheiro como tantos outros que plantei na vida..Ah que gostoso plantar árvores, dizem que todo homem deve fazer 3 coisas para se sentir completo na vida:Ter um filho, plantar uma árvore e escreve rum livro...^_^
Explicando, tenho horror ao Natal Capitalista, mas acho lindo os enfeites,os presépios, o simbolismo da data, a paz e a esperança que traz.
Avisando o povo que curte astronomia..o blog que a tia frequenta, o Terraforming tá aniversariando!!!
Conheçam, vale a pena;participem, vai ser muito jóia!
Hoje também ganhei de uma amiga dragão do Draconomicon um lindíssimo desenho ele está em http://artdragon.mine.nu/~kategod/finished-art/11-21-03/tiamatcolor.jpg
Fuiz!
quarta-feira, novembro 19, 2003
Droga..acho que acordei com as garras esquerdas hoje... Era dia de rematrícula na escola de Dianicus, e os duendes da APM estavam me esperando na porta para cobrar as´minhas dívidas. Para quem não sabe, APM é uma organização "nem sempre infernal" dentro de uma escola que visa captar recursos e organizar eventos em prol da escola e dos alunos..
Como bom dragão odeio abrir as garras, até porque com o fraco movimento em Arvenus a situação financeira por lá está pior que cueca de doente com desinteria, então "fingi" que estava só de passagem e não entrei na escola. Pra quê? eles "fingiram" que estavam saindo e "por acaso" tomavam o mesmo rumo que eu. Fingi querer algo na padaria, desraçada nem levei carteira comigo, e rezava para o chato do Sr. Bigodes não encrencar.
Não era o meu dia, e lá veio o português- " Vais levar u quê rainha?? Un "pauco" de ar, aroma de "p´ão" ou copiar as "r´çaitas"? - percebendo que não estava lá para levar nada, e pior, no exato momento que o pessoal do terninho preto passava na frente, curioso.
Abri as asas e levantei vôo levando o teto do Sr. Bigode, satisfeita pois os duentes não seguiriam dali, voltei pra casa mas esqueci do que fora realmente fazer.. Rematricular minha filha!" +_+´´´ Tem uma longa fila de "pais esquecidos! agora. Ai minhas varizes.....
domingo, novembro 16, 2003
quinta-feira, novembro 13, 2003
NHam.. estamos quase na metade de novembro... Estou vendo enfeites do famigerado "Natal do Papai Noel" (Pq Natal é outra coisa) nos shoppings desde outubro... que crise, não?
A isso somem o período do ano em que essa velha draco que vos escreve fica mais.. vulnerável.. Grrr... Tenho arrepios só de lembrar do pesadelo que tive com o Papai Noel da Coca Cola... Tiamat ajudante de papai noel??? -__- ´´´Damit!
segunda-feira, novembro 03, 2003
Gente, desculpem pela demora - de novo- mas enfim, estamos ´ppor aqui de novo, andei fazendo nova ilustração para decorar a cara do site.. talvez seja hora de renovar o lay out ..ehehehehe , vamos com calma.
ontem andei brincando na cozinha.... aniversário do maridão, grana curta, nada melhor do que um rango especial do guerreiro para acalentar e demonstrar o seu amor. (nossa..canastrona demais essa. ahahahahahhaah).
De qualquer jeito, é infalível. Experimentem.
A receita é bem fácil e simples, vc pega um panelão e vai jogando tudo dentro. não precisa ficar preparando antecipadamente. Apenas os peixes e frutos mar, se desejar marina-los para apurarem o sabor do tempero.
Molho Base:
(para qualquer tipo de caldeirada)
Ingredientes
- 1/2 copo americano de azeite de oliva
- 2 colheres (sopa) de azeite de dendê
- coentro e cheiro verde a gosto
- 5 tomates bem maduros, picados e sem sementes
- 2 pimentões amarelos ou verdes picados e sem sementes
- 3 cebolas médias descascadas e picadas
- 1 copo de leite de coco
- sal, pimenta vermelha, pimenta-do-reino e alho picado a gosto
Modo de preparo
Aqueça numa panela de barro (num fiz em panela de barro e já ficou bom!) os dois tipos de azeite e refogue um pouco de sal, alho e pimenta do reino. Quando o alho dourar, refogue pela seqüência as cebolas, os pimentões e os tomates picados até começar a "soltar água". A seguir, junte o copo de leite de copo e mexa lentamente até a mistura se tornar alaranjada e voltar a ferver; acrescente a mistura de ervas verdes (coentro e cheiro verde). Quando ferver novamente, o molho base está pronto. Corrija o sal e acrescente pimenta vermelha, se desejar um molho mais picante. Esse molho pode ser complementado com filés de peixes, camarões, frutos do mar ou qualquer criatura que viva debaixo d'água...
Peixes, Camarões e Frutos do Mar
Ingredientes- 500 g de camarões médios congelados
- 500 g de frutos do mar congelados (polvo, lula e marisco- aqui vale quqer fruto do mar, viu? fica da hora!)
- 800 g de filés de peixe cortados em cubos de 4x4 cm (congrio, garoupa ou pintado - eu usei cação!)
- sal, pimenta-do-reino, alho, limão, açafrão, molho de soja e ervas finas para marinar os crustáceos e o peixe
Modo de preparo
Descongele os peixes e crustáceos. Remova seus intestinos dorsais (bão, usei frutos congelados e prontos para preparo.. quem quiser se aventurar a limpar a galera, aconselho começar a fazer seu rango logo depois de tomar café.. quem tiver nojo, faça como eu, não sai tão mais caro). Misture os camarões com os crustáceos e tempere com sal, pimenta do reino, açafrão e ervas finas. Corte os peixes em cubos e tempere-os, separadamente dos crustáceos, com sal, pimenta do reino, molho de soja, suco de um limão e ervas finas. À partir do molho base fervendo, coloque os pedaços de peixe e os crustáceos, mergulhando-os no molho fervente; quando a fervura abrir novamente, deixe por 10 minutos, desligue o fogo e leve à mesa. Com o excesso de caldo, faça um pirão com farinha de mandioca e pimenta. Sirva com um risoto de camarões rosa e açafrão.
Rendimento - 6 porções - aki em casa alimentou um batalhão e ainda sobrou um teco pra hoje ^_^
(PS.: não tenho nojo de limpar peixes e frutos, mas leva um bocado de tempo, e eu num tava a fim.. ahahahahahaa)
quinta-feira, outubro 16, 2003
Estava levando marinacius para a escolinha de dragões...
Ela ponderou categórica:
" A vovó não vai mais ganhar presentes de natal se ficar indo sempre no banheiro..."
*explicando, todo ano minha mãe se fantasia de Papai Noel para entregar os presentes, e dá a desculpa de ir ao banheiro...inocente criatura...^_^´´´´´*
sexta-feira, setembro 26, 2003
Ah nossa..por um lado sinto-me honrada por me cobrarem novos posts, sinal que gostam das besteiras que escrevo...
Por outro lado sinto-me triste por não conseguir me atualizar na mesma velocidade que esperam..desculpem, acho que passo por uma má fase.. daquelas onde não ha muito ânimo e as idéias simplesmente não brotam.. a realidade de Arvenus não é lá muito interessante, apesar de nunca faltar amor e esperança.
Estou ainda atualizando um site que mantenho, acredito que me tome a concentração e tempos que antes dedicava ao blog. Desculpem, prometo melhorar.. ^_^´´´´
HORA DA MERENDA NA ESCOLA DE DIANICUS
*mais um dia na vida de aprendiz de Dianicus... hora do lanche.
Coleguinha 1- Hum que fome.. "Que que" será que tem pro lanche hoje?
Coleguinha 2- Num sei, esperoque não seja aquela droga de purê de caxinha de novo.
Dianicus para a cozinheira - O que tem de lanche?
Merendeira com cigarrão no canto da boca acabando de ouvir o papo dos coleguinhas 1 e 2 - "AQUELA DROGA DE PURE DE CAIXINHA, DE NOVO!"
Dianicus pega seu pratinho e vai sentar na mesa com as colegas
Coleguinhas 1 e 2 - Eu não quero essa %¨&*#$!!!
Merendeira- Então passem fome!
*a cantina silencia-se subitamente, a merendeira de vira para pegar mais purê, quando volta ouve um zum zum zum...*
Merendeira- O QUE É QUE ESTÁ ACONTECENDO AQUI??.....PORQUE VOCÊS ESTÃO ME OLHANDO ASSIM?! SENTEM-SE JÁ! NINGUÉM VAI COMER É? *Percebendo tarde demais e tentando voltar pra cozinha, comentando* ENTÃO JOGUEM NO LIX... AHHHHHHHHHHHHHH AHHHHHHHHHHHHHHHH
Moral da história: não dê para a criança aquilo que nem vc comeria... elas sabem ser cruéis quando querem..muito cruéis.. * fazendo ar malévolo, sob os sorrisos vingativos da filha que odiou o lanche *
(Ser deusa tem suas vantagens..podemos manipular a realidade do modo que melhor nos convir...^_^)
Mais uma da Diana.....
Passendo pelos circulos infernais quando ainda era bem filhote...
Papai, os cachorros quando morrem vão pra onde?
*Apsu podera um pouco e repsonde*
Pro céu dos cachorrros...
E as pessoas?
Elas vão pro céu , junto com o papai do´céu...
- E os gatinhos?
Ah..pro céu dos gatinhos..
E os peixinhos?
Pro céu dos peixinhos..
Que legal... todos vão pro céu quando morrem, né papai? menos as galinhas...
*Agora Apsu fica curioso*
Ué..não?pq?
Ah.. pq quando as galinhas morrem vão pro supermercado, né?
segunda-feira, setembro 08, 2003
Olá de novo, queria ter postado ontem, dia 7 de setembro , data que celebramos (mal e mal) a indepência do Brasil... Sim porque devemos ter orgulho de nosso povo e país. Enfrentamos crises, e ainda sim pode-se ver no olhar a esperança e um sorriso. Ha muita lama, mas também ha muita coisa boa.. a mídia é que não divulga isso, não dá Ibope.
Celebro esse povo sofrido que não desiste, esse povo que se preocupa com o ambiente e as riquezas naturais desse pequeno paraiso. Celebro uma Terra mítica desde os tempos de Salomão. Hibrasil,que atrai e maravilha todos quepor aqui deixam pegadas.
Hoje não tenho muito tempo para postar.tentarei complentar depois.
Obrigada a todos pelos comentários,,, ^_^
Devin,Maximilian, vou tentar ser mais frequente.
Saymon... vou aconselhar o povo a ler seu blog..gosto do jeito despojado de como é escrito.. =p
Lady!!!!! ^_^ Eu sou corujaça!!! ahahhahahahaha toda criança deve ser curtida ao máximo... Dá um trampo dos infernos, mas é tão bom!!!!!^_^´´
sexta-feira, setembro 05, 2003
Aqui perto de Arvenus, no caminho da escola da Marinacius ha uma porção de árvores, e, com a seca e o fim do inverno as folhas caem com muita frequência, forrando calçadas e ruas e deixando um cheiro levemente nauseante. Como tempo tem estado bastante seco, as folhas secam e ficam.."crocantes", e todos os dias, antes de entrar na escola Marinacius promove um "massacre às batatas fritas". Os carros passam e posso perceber que sem querer faço uma porção de gente rir da cena: mãe e filha pulando em montículos de folhas nas calçadas de São Paulo...
+_+
Estava ainda lembrando das "Tantufas" de Marinacius...Pequenina, descobrindo o mundo, um belo dia entra no quarto e começa a fuçar as coisas de Apsu:
Mamãe..Olha só o que eu achei!!! Tantufas de Botão!!!
Eu, olhei sem entender nada, tentando descobrir o que era aquilo no dedinho dela...Era a espuminha de um fone de ouvido do Diskman do meu marido, mas o que significava "Tantufas de Botão"?
Olha, ser mãe envolve também trabalho de detetive; juntando partes e decifrando o português infantil descobri enfim que a Espuminha era para a criancinha uma Pantufa tão pequenina que só poderia pertencer a um botão... ^_^´´´´
segunda-feira, agosto 25, 2003
Quando Dianicus era apenas uma wyrmling...Apsu lhe perguntou ao chegar no supermercado
O que vamos comprar?
Leitchinhuuuu, fraldas e boiachas!!! *os trÊs itens essenciais a vida dela...*
fazem trÊs milênios que caminho por este planeta....´`As vezes tenho medo de boas lembraças já terem me escapado A memória... forço por trazÊ-las de volta... (continua)
terça-feira, agosto 12, 2003
|
I am wife to Apsu, and I am known as the salt waters. With Apsu, I brought forth the other gods of Babylon. Sadly, my own children and their descendants turned upon me. I was split in half: one half of her he made the heavens, and the other half became the earth. Read more.
Take the test and find out now. |
sexta-feira, agosto 01, 2003
Hoje estava eu, em mais um dia rotineiro em Arvenus.. madrugando (pq no inferno não se acorda, madruga..senão não tem graça), Dianicus vestindo-se para a escola e Marinacius babando....Ao sentar à mesa eis que a caçula aparece, escamas desgrenhadas, pijamas e pronta para o café! Nem foi fazer xixi!!heheheh Teve de voltar ao banheiro.
Assim é todos os dias. Saio, levando primeiramente a primogênita (ela entra às 7:00h) para depois vestir e lavar a segunda (que entra às 8:00h)
Quando volto, a cozinha tá arrumada, louça suja na pia e pronta para Apsu ( que não madruga!), tão bonitinho.... E não pensem que mandei fazer alguma coisa,acredito que criança deva ajudar a arrumar a casa sim.. mas cuidando das próprias coisas como brinquedos fora do lugar, roupas e tarefa escolar.
Ainda sim não reclamo quando me pedem para ajudar... ^_^´´´(de vez emquando isso vira bagunça =p)
Depois de pronta, saímos e na porta da escola Marinacius encontra uma coleguinha manticore, que veio de Perua... recusou-se a dar-lhe a mão para entrarem e ficou triste.... lacrimejava e não queria mais entrar.. ( ahahahahahah é sempre assim)
Queria que eu a acompanhasse até o parquinho e dali iria sozinha pra sala. Sabendo que não poderia ir além do portão, entrei e conversei com ela, ali perto haviam outras crianças mais velhas, esperando seus amigos. Uma delas, muito gentil vendo Marinacius chorar estendeu a mãozinha consolando e falando que a levaria até a sala.
Partiram... Não se conheciam, mas iam de mãos dadas e conversando como duas amiguinhas. Deixaram-me ali, a refletir - onde será que perdemos essa inocência e gentileza (desculpem, falta a palavra correta) em nossos caminhos para a vida adulta?
Crianças...... ehehehehheheh
quarta-feira, julho 30, 2003
Balanço do Animamundi de 2003.
È uma pena que tenha crescido tanto e em São Paulo ao menos ainda não parece ter se encontrado.... Sim, seções cheias, espero que tenha sido um sucesso, mas locais distantes um dos outros, dificultavam o acesso, e por isso, este ano tenha assistido a menos seções que nos anos anteriores....
Muitas animações nacionais. e cada vez melhores... uau!! Quem sabe um dia a tia participa tumém? eheheheh
Muitos curtas ótimos.... e esperei o festival inteiro para ver o que a crítica mais gostara...The God.
Animação 3D, muito bem feitinha, mostrando a figura de "Shiva Dançante" ( uma imagem bastante conhecida do deus de vários braços em volta de uma aura de fogo, e com um dos pés erguido), sendo atormentada por uma mosca.
ehhehehe. Daí segue-se uma perseguição deseperada , a imagem tentando se livrar da mosca....^_^ Não acho certo contar o resto.. mas valeu a pena..
^_^
Assim que tiver um pouco mais de tempo volto com a história de Olhos e Zôio, bem como as macacadas da Tia em Arvenus
bjolas pra todos
sexta-feira, julho 18, 2003
Passei o fim de semana conhecendo Campinas... e na segunda visitei um ninho de carrapatos, pequenos parasitas de dragões..... FRRRRRR ODIÁVEL.... AINDA MAIS POR DESCOBRIR QUE SOU ALÉRGICA A ELES.... MINHAS PATAS TRASEIRAS PARECEM IMENSOS PEPINOS!!!!!!
Me dêem mais tempo de féias..assim que der volto com a história de Olhos e Zôio... ^_^V
e pra terminar a tia vai contar uma historieta de um reino que ela conheceu.,...
"Numa terra em guerra, havia um rei que causava
espanto. Cada vez que fazia
prisioneiros, não os matava, levava-os a uma sala, que
tinha um grupo de
arqueiros em um canto e uma imensa porta de ferro do
outro, a qual haviam
gravadas figuras de caveiras cobertas por sangue.
Nesta sala ele os fazia ficar em círculo, e então
dizia:
- vocês podem escolher morrer flechados por meus
arqueiros, ou passarem
por aquela porta e por mim lá serem trancados.
Todos os que por ali passaram, escolhiam serem mortos
pelos arqueiros.
Ao término da guerra, um soldado que por muito tempo
servira o rei,
disse-lhe:
- Senhor, posso lhe fazer uma pergunta?
- Diga, soldado.
- O que havia por de trás da assustadora porta?
- Vá e veja.
O soldado então a abre vagarosamente, e percebe que a
medida que o faz,
raios de sol vão adentrando e clareando o ambiente,
até que totalmente
aberta, nota que a porta levava a um caminho que
sairia rumo a liberdade.
O soldado admirado apenas olha seu rei que diz:
- Eu dava a eles a escolha, mas preferiram morrer a
arriscar abrir esta
porta.
Quantas portas deixamos de abrir pelo medo de
arriscar? Quantas vezes
perdemos a liberdade e morremos por dentro, apenas por
sentirmos medo de
abrir a porta de nossos sonhos?"
(Autor desconhecido)
quinta-feira, julho 03, 2003
Contagem regressiva pro festival mais legal que tem... guardar dinheiro pra pipoca e fazer exercícios pra poder ficar em pé! ANIMAMUNDI
sábado, junho 28, 2003
Eh duro perceber de repente que se abre o coraçaum e se oferece amizade para pessoas erradas. Nunca fiz distinçaum de amizades, mas jah fui alertada, eu mesma vi, ainda sim tudo aconteceu como um sonho surreal. Parece que no fundo vc acredita que pode fazer a diferença e torce para naum acabar do modo previsihvel, que o amigo vai saber diferenciar e enxergar a diferença.
Ruim é ouvir/ler palavras duras e cheia de raiva sem conseguir se fazer ouvir. Paciência. Seja Feliz .
Hoje levei minhas dragoinhas para assistirem o longa metragem dos Estudios Ghibi (Hayao Myasaki - n?o sei se é assim mesmo que se escreve o nome´- "A Viagem de Chihiro" - .
Vejam e se apaixonem. Eu jah era fan do cara.. agora ... ahhh... ^_^ bom fim de semana para vcs.
segunda-feira, junho 23, 2003
Sexta feira fomos até Sto André conhecer a exposição Giramundo no sesc.
MARAVILHOSO. só isso.
De 7 de junho a 17 de agosto, o SESC Santo André recebe a exposição Mundo Giramundo - A Cidade dos Bonecos. Além da exposição de 639 bonecos do Grupo Giramundo Teatro de Bonecos, o evento conta com uma série de atividades criativas e uma temporada teatral para apresentar o trabalho que vem sendo realizado pelo grupo de Belo Horizonte há 33 anos.
Assistimos a peça "Os Orixás", muito simpática, delicada e interessante, quem puder conhecer, recomendado pela Tia (sou fanátia por bonecos marionetes.... ganhei uma bruxinha linda da minha irmã, quando foi para a Ex- Tchecoslovákia, encontrou-a num mercado de pulgas em Praga.. ^_^ - está até hoje na cabeceira da minha cama.)
Mesmo sem entender muito ( os orixás era para um público maior de 12 anos) as meninas amaram, e pretendemos voltar quando uma peça infantil estiver passando..ehehehe
OLHOS E ZÔIO
Era uma manhã fria d einverno, os pássaros não cantavam com o mesmo vigor de outros dias reforçando o medo dos dragões naquela vilazinha pesqueira.
Vespertino parte com dois outros companheiros, contratados na taverna, munidos de cordas, arpões, lanças e machados. Seguir o rastro de uma criatura voadora pode ser bastante difícil se vc não tiver já acompanhado o rumo tomado no ar. Os três subiam a colina com cuidado, procurando sempre manter-se contra o vento...
- e vc? como se chama? *pergunta um meio orc imenso. Modos rudes, mas olhar e expressões serenas*
- Tonkuat *responde uma vozinha rouca por baixo de um manto de mago. A figura não poderia ter mais de 1.20m de tamanho, e franzina demais para um anão. e vosmÊs?
-Vespertino, estrela da manhã a seu dispor *abre um largo sorriso o elfo mateiro que seguia a frente cortando galhos e estudando cada possível pista do caminho.
- Krorg Racha Escudos é como me chamam, cheguei ha pouco do mar...vcs, são daqui?
- Sim *respondem em uníssino, causando descontração no trio depois do primeiro momento. Depois do riso cada um fecha-se em suas próprias idéias e continuam a busca, o sol esquentando o Reino e suas cabeças*.
Altair, Aurax, Firestorm e Wastle sobrevoam a costa, verificando cada embarcação que encontram, a procura de sinais e pistas dos safiras de Boldtail.Uma terrível e incômoda sensação não parece deixa-los em paz, e cada nova embarcação mais tensos ficam, chegando ao ponto de quase brigarem entre si.
-DRoga!!! VocÊs, procurem melhor... grrrrrrrr deveríamos devorar esses inúteis *reclama o topázio. Para sua surpresa nota, porém que a sugestão foi bem aceita pelo cromático, e julga melhor tomar cuidado com as próprias palavras se não quiser criar um problema ainda maior*
-Eles devem estar mortos ou capturados..como iriam desaparecer assim????
-Acalma-te irmão, ninguém disse que seria fácil e é nosso dever honrar nosso clã provando nossa determinação. Vamos, sem desanimar..conseguiremos...*Altair acalma os ânimos de todos e seguem, rodeando Exauradon, a maior ilha e vizinha da Ilha de Todos os Clãs, onde o Grande Conselho situa.
Olhos que Riem e Cyrrus preferem dormir durante o dia, pois viverama costumados à escuridão das cavernas por muito tempo, e não percebem nada até que o trio esteja bastante perto...
_shhh.... *Cyrrus ergue a cabeça alarmado*
A frente de ambos uma imensa figura traz uma grane rede de pesca pronta para ser jogada. Rápidos na resposta Olhos e o safira esquivame se posicionam.
-Grrrrrrraaaaaaaauuuuuuuu *tentam intimidar.*
- São só filhotes!!!! Mas..
- é um azul!!!! * grita Vespertino, familiarizado com algumas raças* o outro deve ser um safira!!!!
Para os dois o tempo parece ter fechado e uma torrencial tempestade se formado na costa, agitando violentamente as ondas lá em baixo. assustados e dominados não cogitam enfrentar a tempestade preferindo ficar no chão junto aos caçadores que os cercam.*
O gigante tenta agarrar Cyrrus e quase é jogado encosta abaixo. O pequenino porta uma longa lança mas parece distante e o elfo porta uma espada fina e curta, de brilho incomum.
- Quietos... Isso.. não vamos machucar... isso..*e sua voz parece sobresair em meio ao violento temporal, fazendo os dois jovens acalmarem-se quase em transe, obedecer e permanecer quietos no chão.
Krorg se levanta novamente e com bastante cuidado elvolve os dois dragões indigo na rede de pesca,
- Isso é extraordinário Tonkuat!!!!!! *é a última coisa que os dois ouvem antes de levarem violentas porretadas em suas cabeças e desacordarem*
... TCHUBICONTINUÉD...
sexta-feira, junho 20, 2003
Olá para todos! antes de mais nada, para quem queiser dar umas risadinhas
Photoshop contest
(fui almoçar, depois completo o post.. estou bodeada e gripada...+_+
segunda-feira, junho 16, 2003
No Grande Conselho a velha wyrm recepciona os novos aprendizes: jovens dragões provindos dos mais variados clãs e raças do arquipélago sagrado. Ela lhes explica o motivo do atraso, o sumiço dos safiras de Boldtail, e propõe aos canditados que iniciem uma busca pelas ilhas...
Altair e Aurax, dois dourados, Wastle, um carrancudo topázio e Firestorm o vermelho se manifestam e partem com os mapas das localidades e ilhas vizinhas, cartas de saudação e presentes para os súditos..
A manhã já perdeu seu frescor quando Olhos que Riem e seu companheiro safira acordam e podem observar melhor o local.
è uma pequena vila portuária, parece ser livre da influência de algum lorde dragão.. então não correrão riscos imediatos.... Ambos decidem então caçar algo para comer, Olhos parte para vigiar os céus e buscar presas Cirrus o jovem safira preferiu a comodidade e desceu a vila, assustando os pescadores na doca local para roubar-lhes os peixes.
Ao perceber Olhos urra furiosa e mergulha na direção do "irmão" tentando impedi-lo, mas com o ato só conseguiu aumentar o pânico, e fogem dali para as rochas com apenas dois peixes nas garras (pq a fome foi mais forte...).
Na taverna local os pescadores e aldeões locais se reunem para discutir uma caçada aos monstros.. sabendo o quão perigoso é tentar isso ainda mais em área de influência dos dragões o serviço deve ser muito bem feito e abafado para evitar problemas maiores. Entre os estrangeiros um elfo ranger, bastante conhecido por sua ousadia e habilidades é contratado.
... TCHUBICONTINUɄ...
ARVENUS SWEET ARVENUS IV
o pudim é maravilhoso!!! Apsu amou de paixão e já está comprando novos ingredientes para o "bolo". Na verdade parece mais um bolo molhado do que um pudim propriamente dito.
A receita peguei no globo rural, mas fiz uma pekena modificação porque achei-o muito doce.
Pudim de Forno
3 xíc de chá de mandioca crua e ralada
41/2 (aki eu mudo e sugiro qe tentem com 2 ou 3 para os mais fãs de "doces bem doces")
1 abacaxi pequeno sem casca nem miolo, cortado em cubinhos
5 ovos
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de amido de milho
1 xíc de coco ralado (opcional)
Misture a mandioca com o açúcar em uma vasilha, bata os ovos e acrescente. Em seguida coloque o abacaxi, a margarina, o amido de milhoe colo ralado batendo até a massa ficar homogênea.
Distribua em forma untada ( deve ser média ou grande.. dá bastante massa, mas não cresce muito não). depois de 45 min, a sobremesa está pronta.. . Melhor servida geladinha... ^_^
quinta-feira, junho 12, 2003
(amei akele botão que o ninja fez no blog dele, vou roubá-lo pra mim.. ^_^)
Tia listando as punições do dia, calculando as açoitadas/horas, enquanto Apsu, na cozinha ficava chateando Dianicus, imitando Belquior "Sô apênas ûnn látinuu americanuuu....(e por aí vai, bem fanhoso), ela furiosa vem se queixar...
mamãe!!! olhá só o papai!!!tá me zoando!!!! ..* depois, intrigada, enquanto aguardava uma resposta minha* é verdade que existe um cantor assim?
Sem tirar 8 olhos da papelada apenas meneio a cabeça num suspiro. ela dá uma risadinha..
Perae... pega aquele livrinho de poções com areceita do pudim de forno e leva pra ele ver...
Obedecendo prontamente, Dianicus me deixa novamente com a tarefa,lá na cozinha volto a ouvir a enfadonha musiquinha..
..lááá´tiinu americanu..qué isso?
Pára papai..a mamãe mandou vc ler.
* ainda imitando a voz fanhosa do cantor*
Púdinn de Fôrno
3 mandióca dêscascáda
5 (sînco) óvus
1 abáca..ÔPA!
* de repente muda completamente o tom de voz voltando ao normal, finalmente interessado*
Isso parece bom!!! é Verdade que a mamãe falou que ia fazer isso pra gente amanhã????
* caio para trás, desmaiando* +_+
ARVENUS SWEET ARVENUS II
Pouco antes de dormir, conversávamos sobre as dificuldade do plano material e dos níveis de desemprego.
..não se preocupe..vai dar tudo certo.
Ah..vc é um "linduço" Apsu..
*ele volta a imitar o Belchior*
..Éuu só apéé´nass mais um lindúúçu latino americano....
ARVENUS SWEET ARVENUS III
Dia dos namorados...
Apsu sai para levar Dianicus e Marinacius na escola.Demora, eu de volta aos assuntos de administração infernal, limpando o aquário, de repente aparece um treco colorido na minha frente.
Flores!!! Uma cesta de Flores??Ai que amor!!! Ah Apsu...não precisava...
abraço-o carinhosamente, ele com a cara mais satisfeita do mundo
Precisava sim... Porque daí terei meu pudim de forno ainda hoje,... *piscadela*
+_+!....
quarta-feira, junho 11, 2003
"Entonces"....Aantor, o wyrm líder do clã, dois grandes generais e um jovem adulto aguardavam a chegada dos filhotes para iniciarem o discurso de orgulho de BoldTail em enviar seus filhotes para treinamento no Grande Conselho de IO. Cada um recebeu um colar de ouro com o símbolo do clã pelas garras dos generais e os votos de sorte do próprio Wyrm Safira.
Os 5 partem assim, ganhando os céus e galgando as correntes ascendentes de ar atrás do jovem adulto guia, cruzando a ilha e sobrevoando o oceano. Ao fim do mesmo dia já se aproximavam de Exauradon, e o jovem adulto, notando o cansaço dos jovens resolve descer em uma das ilhas próximas...na verdade uma ilhota supostamente deserta. Deixando os filhotes ali o mais velho parte em busca de alimento, Olhos que Riem e os demais procuram se acomodar e descançar, adormecendo. No meio da mesma noite um bote se aproxima com barris a bordo e três grandes Orcs que logo notam os filhotes adormecidos....Esquecendo-se da água voltam rapidamente ao navio mercante, não tirando mais os olhos da ilha e planejando uma emboscada. Erguem a bandeira de um dos clãs de prata, indicando sua vassalagem e levam o navio o mais próximo possível da ilhota...
O jovem adulto retorna e não suspeita de nada até que seja tarde demais.... usando grossas redes habilmente presas a arpões lançam-nas e capturam os filhotes, o Maior é atacado e morto por arpões especialmente projetados para ferir dragões quando tentava rasgar as redes.. os orcs desembarcam para evitar a fuga e apenas A jovem azul e um safira conseguem escapar... depois de usarem suas baforadas para confundir e despistar ganham altura segura para fugir... Eles voam no escuro até o amanhecer quando finalmente encontram as nuvens que encobrem as Terras pela aurora.
Cansados, famintos e perdidos descem, pousando nas encostas rochosas de uma das montanhas do novo local.
No Conselho alguns jovens se agrupam em torno da entrada, aguardando o pouso de um imenso dragão Ametista...
... TCHUBICONTINUÉD...
sexta-feira, junho 06, 2003
Essa é uma tentativa de recontar para quem não conhece a história de Olhos que Riem e seu dragonrider, Vespertino, também conhecido como Zôio que Ri....
Podem xingar à vontade porque Tia não é la muito dada a escritora....
PRÓLOGO -
Olhos que Riem é uma jovem dragão azul, raptada ainda no ovo por comerciantes drows de itens raros. O bando interceptado por Dragões Safira do clã Boldtail foi exterminado... e o que possuiam foi distribuído entre a companhia.... uma adulto fêmea se encantou por ovo azul do espólio e decidiu mantê-lo consigo.
Stratus, seu nome, foi ter com o líder do clã Boldtail e depois de muito discutirem, ela conseguiu a guarda do ovo que logo eclodiria, libertando para a vida uma fêmea azul.
Batizada Olhos que Riem, a wyrmling querendo mostrar-se eficiente desde a mais tenra infância arreganhava os dentes e seus olhos fechavam em dois semi círculos, como sorrisos invertidos.
Os Safira, preocupados com o desenvolvimento do dragão cromático, decidiram educa-la nas leis do pequeno clã Safira antes de envia-la a Exauradon, a ilha onde localiza a área do Conselho dos Wyrms.
Olhos vive nas cavernas de Boldtail até completar 5 anos, aprendendo e convivendo com os safiras seus "irmãos", e tendo contato com os dragões esmeralda de Sonis (um clã safira que habitava a superfície do território Boldtail e que mantinham saudável relações de vizinhança e aliança).
Um dia Stratus chama a criança azul e lhe entrega dois pergaminhos...
Pequena Olhos.... preciso que vá até o salão principal de Boldtail e una-se aos demais jovens. Hoje é o grande Dia....Toma, leva isto junto. *e lhe entrega os pergaminhos...
Sem compreender muito, mas ciente do significado do "Grande Dia" parte orgulhosa pelas galerias até alcançar o salão principal onde mais 4 Filhotes Safiras aguardavam.
... TCHUBICONTINUÉD...
terça-feira, junho 03, 2003
ÔLAS POVO!
bem bem, comentário sobre o XI EIRPG - do pouco que conheço do evento, foi o que menos ofereceu de opções e stands. Pena, adoro ver as réplicas de armas e armaduras da confraria dos armoeiros, fotos do Graal, a galera divulgando o Conselho Jedi, e muitos outros.. Talvez pelo horário , também não encontrei maquetes de mage knight e demais minitaturas...as dragoinhas adoram isso (e eu também, lógico).
Aproveitando..tirei muito poucas fotos... mas assim que der um tempo estarei publicando aki no site, blz? A kit net ja avisou que dentro de 90 dias meu prazo para fazer o index do site sobre este blog expira... então provavelmente terei de mudar o blog de lugar, mas tá tudo blz, aviso quando isso acontecer.
Agora a parte legal do EIRPG... amei de paixão conhecer meu filho Ônix Dragon!! Que cara bacana, como os cariocas dizem, é alguém tudo de bom! O povo da tm,Zé, Led e Eva, Tiger Free, Queen Mab!!!,vixe... quantos!, todos espalhados..que trabalho encontrá-los...JS, Voltaire, Razel, Fagin, Magnum.. o povo antigo!!Hanzo, Haizou, Lantis!!!ahahahaha conheci o Lantis..que gracinha de moço... aliás..xo visitar o blog dele!!eheheheh =p...povo dos chat, blogs que ainda não conhecia... infelizmente não pude conhecer todos..mas filhinha Jiki Sehin, Gawaine, Joselito - dos desenhos de comerciais antigos,,,eheheheheh
Pena mesmo não encontrar Rastibaxas e Tarsakorandir...mas sempre ha outra vez..ehehehe
saldo? Positivo claro.... só fica o puxão de orelha na devir que a cada encontro encarece mais o preço dos standes e não permite que tanta coisa jóia possa ser apreciada também..
sexta-feira, maio 30, 2003
Jogando Zelda no gameboy advenced - for dragons (básico)- Apsu lavando a louça infernal:
"Putz!!que burro!!!!! Esse Link é mesmo burro" - Tia perdendo pontos de vida no jogo
Apsu aparece com a cabeça na porta de entrada da caverna onde estou
"Ainda ´bem que é o jogo, né amoreco....."´ >_<´´´´ sem comentários.
Challenge Day
Apsu usando a orbe de internet dele, Marinacius calmamente entra na caverna escritório e arma um tabuleiro e peças de um Rumikub para crianças...
Pronto papai...podemos jogar.
hein?.. .*vira-se para trás e nota a arena pronta* Ahá... Vc quer ser humilhada, sofrer uma vergonha derrota, né?
*ela, muito confiante apenas sorri e distribui as fichas.... o resultado? Depois de várias "Nêgas" o placar ficou em algo próximo a 8 x 2 para a filhote...
quarta-feira, maio 28, 2003
acho que em breve estarei mudando a página de endereço... o Blogger não nos dá muita liberdade... e o manticore não é esse monstro marinho que tá ai ha alguns dias... grrrr.. vamo ver se agora da certo.
Quero agradecer aos maravilhosos desenhos caninos do Joselito.. ehehehe me fez lembrar dakela propraganda do tonyu! hehehehehhehe
Ao povo que vai no EIRPG.... as dragoinhas vão a caratér viu...eu? bem..como a grana andou meio curta fiquei na duvida... mas se tudo der certo, graças a Lady of Darkness, tia deve ir.... bem..surpresinha...ehehehehehehehe
sábado estarei por lá! ^_^
bjolas pro povo...
Ps.: nos dias frios reconhecer a Tia em Arvenus é muito fácil: é só colar o rosto no chão e localizar um par de meias vermelhas..... tradicional já... (só não chegue muito perto porque o parmesão....)
segunda-feira, maio 26, 2003
sexta-feira, maio 23, 2003
(vcs lembram dela??)
Uma flor está atraindo muitos visitantes na Alemanha. Trata-se de uma Titan Arum (Amophophallus titanum), que está sendo cultivada em uma estufa na universidade de Bonn.
Milhares de curiosos fizeram fila para dar uma olhada no que a universidade afirma ser a flor mais alta do mundo, com 2,72 metros. A Titan Arum, natural das florestas tropicais de Sumatra (ilha no Oceano Índico), começou a florescer em 14 de março e alcançou seu recorde de altura nesta sexta (23). O evento merece a visita, pois a planta floresce apenas duas ou três vezes durante seus 40 anos de vida, em média.
A Titan também é conhecida pelo seu odor inigualável -uma nada agradável mistura de peixe podre com açúcar queimado, segundo os cientistas. O cheiro, ainda mais forte durante a noite, serve para atrair insetos polinizadores, como besouros e moscas que se alimentam de carniça.
O cheiro é composto basicamente de compostos pesados à base de enxofre, que não se propagam pelo ar facilmente. Para espalhar o "perfume" pelo ar e atrair mais insetos, a planta se aquece, consumindo carboidratos armazenados e provocando uma espécie de curto-circuito em seu sistema respiratório para maximizar a produção de calor. Com isso, a temperatura interna da flor chega a 36°C. O desgaste envolvido nesse processo explica porque a planta floresce por poucos dias e no máximo três vezes durante sua vida.
(fonte uol)
quarta-feira, maio 21, 2003
Essa é mais uma das pekenas wyrmlings...
Saindo da psicina, não lembro mais oq ue que discutíamos, mas lavando as escamas a Marinacius solta um sonoro "natação de chuveiro"!
Mas hein? o que é natação de chuveiro, ó semi dragão?
Dianicus apenas olha, enquanto esfrega espuma na cabeça:
Ela deve achar qe dá pra nadar aqui.....tão pequenininha...
a outra, sempre arrumando encreca com a mais velha
Não tá? a gente vai subindo na água que cai, viu? ....u.ú
Depois dessa desisto...
terça-feira, maio 20, 2003
Imaginem o que é acordar com um ovo na porta de seu covil..... Aasterinian já comemorava sua condição de tia novamente, tocendo por uma nova raça... eu, deseperada, cinco raças mais essas duas wyrmlings a bagunçar e por abaixo Arvenus...Usei meu Orb de IO para chamar o Pai,que imediatamente marcou consulta no Shamam dos deuses... Aquele que me tirou do ovo, bem como meus irmãos e filhas.... Chegamos lá..os dois com aquele sorrisinho maroto (eu branca, as cinco cabeças), fiquei sabendo que havia uma aposta já para saber se o ovo era realmente meu e se seria uma nova raça... IO tava torcendo e apostando isso!!!
Estetoscópio no ovo e suspense... eu branca, eles rindo às minhas custas.. Faluzure daria seus ossos por esta cena...No fim, depois de mofarem dessa velha deusa até não poder mais, vem: Acalma-te rainha cromática... isso aqui é apenas ovo de rocha (formação de calcario, redondinho que parece um ovo, so que tamanho colossal)....
¬¬....Acho que dormi demais...
(depois eu conto sobre o meu sonho numa festa de família cheia de anõezinhos velhos)
quinta-feira, maio 15, 2003
Quem disse que limpar a casa é fácil...nem com 20000 escravos lambendo o chão e redecorando o canto consegui fazer algo satisfatório...bem, este é provisoriamente o layout definitivo... ^_^ precisa de uns acertos, daí oprovisório, definitivo... O.O Afe!!! que horror, tive de me desdobrar para locar imagens e htmls em outros lugares e manter a página principal aki.....
bão... com o tempo tentarei repor o guesmap, o povo curtia afundar continentes. Mas por enquanto vcs podem acessa o link Paint - é um Paintboard, um quadro de chat onde vc pode rabiscar umas bagaças...é Isso mesmo tá liberdado para soltar o artista que vive dentro de vocês!
Atualizei os links e blogs meio na pressa, mas avisem quando notarem algum blog faltando sim?
vou nanar uns 200 anos agora.. FUI!
quarta-feira, maio 07, 2003
Hoje terminei meu curso de fundição... que delícia... sabiam que existe a possibilidade de vc duplicar uma obra sua sem se matar de meticulosidade? Se tem algo impossivel pra essa velha dragão é fazer dois desenhos ou duas esculturas iguais...
Num dia sem muita coisa pra fazer além de ouvir o lamento dos abandonados, minha avó, sim... Gaia para os Gregos,Nut para oe egípcios, me liga, Mãe Terra para outros, a primeira deusa, da geração anterior a nossa... me liga e, "oi filhota, tou indo com IO para um curso de modelagem..quer ir tumém?" Clarooooooooo!! e lá fomos nós..eu entusiasmada de poder ter aula com a minha avó e uma velha amiga dos tempos dela....
entre o gesso e a borracha deliciava-me ouvindo-as contar sobre a infância de IO e outros deuses modeladores de mundos.... que iam para o plano das mães brincar..na rua, na terra, meu avô fazendo campinho de futebol...... ahhh e hoje, vendo como o mundo mundou.... é uma viagem no tempo... olhando assim não é possível descrever a complexidade do momento e mesmo do encontro, mas pude viajar simplesmente ouvindo-as comentar e rir de um mundo não muito distante e no entando tão diferente do que é hoje...
Olhava-as rindo e comentando entusiasmadas sobre o Toddy da minha avó, ou as cabeças das fantasias de balé das meninas...e que tal vizinha montara uma cademia no fundo da garagem e que hoje possui uma academia digna de competir com os grande copros de baile da cidade....
Nomes hoje famosos, eram garotos brincando de bicicletas na rua detrás....
Nas mãos habilidosas da mestra, meu sonho de modelar clones ia tomando forma e eu nem percebia, tão absorvida pela fofoca empoeirada...Minha colega? Ha, não creio que tenha muitos conhecidos que um dia tiveram a oportunidade de ter como colega a própria avó... ali, lépida e faceira, aprendendo e modelando a borracha grudenta entre lembranças e risos...
Dali nasceu um cachorrinho de acrílico.... mas o respeito e admiração por senhoras tão vividas, porque não Tão Bem vividas, só cresceu e me fez desejar chegar a tão distante tempo com tamanha alegria e entusiasmo que as amigas...
Realmente a idade é um estado de espírito...
(desculpe se hoje não foi engraçado quanto as estrepulias das jovens dracos, Felipe, mas deseja partilhar esse momento especial com você e todos os que acompanham este blog )
sexta-feira, abril 25, 2003
Esta é minha e de Marinacius...Caminhavamos pelos reinos, eu mostrando e ensinando as coisas,,,
"Marinão, vc sabe o que é um pudim?"
"Claro mamãe... é um bolo de "Sótis"!"
O..O´´ "Sótis?...ahahah bolo de sorte?"
"Nãããoo. Só- Ti! Sóti."
"Como assim? o que é Sóti?"
"Mãe,,. - com aquela cara de "Pô, vc não sabe?"- Sóti!!Sóti, aquele assim de por.."
"Hã?"Cinco cabeças açoitando o Tico e o Teco para não decepcionar o pequeno dragão....
"haaaaa..... vc quer dizer Shorts???"
"Isso mãe - agora com aquela cara de " até que enfim, viu?"- Bolo de Sóti!
...Voltamos para Arvenus com o assunto encerrado ali mesmo. não tive coragem de perguntar porque o raio do Pudim é um bolo de Shorts...
DRAGONOMICON II
Na hora do banho... Dianicus feliz da vida por ter a asa livre despe-se com todo cuidado, eu, na minha abominável mania de escovar os dentes embaixo do xuveiro, viro apenas 1 par de olhos para a feroz Marinacius....Ela me imitando, escovando os dentes....de vez em quando policiando para ver o eu mesma fazia...
Mamãe babando pasta, blz. Então começa a babar pasta também. Mamãe abre as bocas em baixo do chuveiro para pegar água...imita-me.
Mamãe mastiga as escovas.....
*devolvo um olhar de censura* ..não, não pode...
* e explico - as escovas da mamãe são velhas...então pode mastigar...a sua não, é novinha, senão não limpa mais os dentes...* Mui obediente resigna-se a terminar de lavar a boca com a água do chuveiro...
quarta-feira, abril 23, 2003
Enfim matei um dos ratos que me atormentavam em Arvenus,,,
Malditos diabinhos, invadiram meu território....fechei buracos e espalhei veneno, mas...
Apsu não disse nada, mas é bem certo que não estava nem um pouco seguro de enfrentar o monstrinho...lá foi a velha draco...
vassoura nas garras a pensar " esse bixo é vai pular nas minhas escamas e fazer um escarceu,, e surra que é bom vai passar longe....." vi então o rodo de brinquedo de uma das filhotas e resolvi trocar de arma..... mas como a cauda estive bastante próxima de mim, pus então olhos cobiçosos em uma velha manta..." vou pega-lo pela cauda..."
Mas eis que o esperto roedor vira seus olhinhos frios para mim... e ficamos ali por intermináveis segundos, ambos aterrorizados... Só que eu defendendo território e prole...ele era o invasor e foi o primeiro a ceder... na hora de descer do armário esmaguei-o contra a parede, e aproveitando de luva improvisada com a manta velha, ainda apertei-lhe a espinha para quebrar..... ouvi um estalinho: era o rato ou o móvel.... tirei a manta/luva de cima e percebi as patinhas e cauda relaxadas. "Se não estivesse morto estaria ao menos paralítico..." filosofava.. então, peguei-o para por no chão.. ainda movia a boca..talvez estivesse me xingando, e como sou dragão que não leva desaforos, resolvi mui educadamente por a manta por cima e executa-lo pisando em sua cabeça...^_^ Parece cruel, mas confesso ter sentido certa satisfação em sentir os ossinhos estalando sob as garras.Nãopenso em caçar o segundo danadinho...espero que o veneno faça seu serviço..
Bem, Dianicus enfim obteve a tão desejada alta do hospital..é livre para voar novamente..
eeu estou me deliciando em um curso para fazer moldes de peças......reproduzir peças e esculturas em acrílico, gesso...muito jóia...amanhã tem Gamee...
Desculpem dar uma sumida..ando um pouco chateada com a net.... cansada talvez..mas fico muito agradecida pela visita e alô de todos... brigadim.. ^_^
sexta-feira, abril 11, 2003
segunda-feira, abril 07, 2003
You are the Dragon. In medieval Europe, dragons were considered mostly evil and a generally bad omin. Christianity linked the dragon with Satan because of the dragon's snake-like apperance. However, to the Orient cultures the dragon was a symbol of widom and roalty. It was a benign animal and the fifth creature of the Chinese zodiac. It resided over the east and the sunsrise. It was also said to bring rain and the springtime. The dragon is interesting because it combines all four elements: air, earth, fire, and water. It could fly, had the horns of a ox, breathed fire, and resided over the moon.
What mythical beast best represents you?Take the quiz!
Minha cadela Shilú se foi..ando um pouco down... sei que era chegada a hora, e que a minha banshee vermelha(setter irlandesa) provavelmente corre atrás dos passarinhos pelos campos dos sonhos...... Bom denscanço minha amiga..
sexta-feira, abril 04, 2003
Cá em Arvenus temos três peixes de briga... o Poliphenol, que é um belo exemplar de betta macho branco, com a cauda raiada em verde marinho (manja aquele verinho meio azul....coisa mais linda); a Bulma que é uma fêmea "dominante" (matou as outras fêmeas), azul com raios vermelhos na cauda abdominal, um pouco tímida com a gente, mas voraz com a comida; e o mair novo (e um pouco doente) Nicola, que dança quando vc o chama de "lindo, lindo, lindo, lindo.."
Pois bem,, ha um ritual..iniciado sempre Às 7 da manhã..quandoe stou siando para levar minhas dragoinhas pra escola....é só passar rente que os trÊs começam um balé para pedir comida, vc chega perto, e eles pra lá e pra cá..todos assanhados querendo o Rango. O Poli abre a cauda e vem que vem, samba que nem malandro, Nicola dá voltas na superficie rastreando a comida, e a Bulma, esganada, tira mais da metade do corpo fora da agua só pra alcançar o pote ....(isso pq estou jogando as bolinhas e cntando para não superalimenta-los...)
terça-feira, abril 01, 2003
A VERDADE SOBRE O COELHO
Depois que a gente cresce é que percebe a verdade:
De olhos vermelhos, (O bicho tava doidão)
De pêlo branquinho, (Deve ser coroa também)
De pulo bem leve, (boiola)
Eu sou o coelhinho, (Aqui ele faz gênero, coitadinho)
Sou muito assustado, (uuuuuuuuh... nooossa!)
Porém sou guloso, (tipinho cínico)
Por uma cenoura... (hehehe... tô sabendo...)
Já fico manhoso (definitivamente boiola)
Eu pulo pra frente
Eu pulo pra trás (versos altamentes eróticos)
Dou 1000 cambalhotas (Kama Sutra perde)
Sou forte demais! (pit-bicha!)
Comi uma cenoura (agora chegou onde eu queria)
Com casca e tudo (ao natural, integral)
Tão grande ela era... (aiiii... como era grande... uiuiui...)
Fiquei barrigudo!!! (Aahhh bom, era coelha!!!)
(Xapel!!! - colega da minha irmã Aasterinian)
outra do nosso amigo D´Harrz...
`'€dd¡e †|-|¢ Ðrøw'´ (2:58 AM) :
essa vai p/ a hiztoria....
(02:52:14) ‘D‘Harrz, O Drow fala para Diantrin *dragão-fada*: huahuahuahuahuahuahuahuahua... trankeira... acho q a boneka inflavel t inzpirou d maiz... rsrsrs
(02:52:57) ãDiantrin *dragão-fada* fala para D‘Harrz, O Drow: ¤ pois é, eu tenho que parar com isso, senão em seis meses vão nascer patinhos de borracha ugh! ó.ò já imaginou a barulheira?
sexta-feira, março 28, 2003
http://fun.from.hell.pl/2003-02-18/volare-karaoke.swf (Volare), vejam, ouçam e se alegrem... bom fim de semana a todos..^_^V
quinta-feira, março 27, 2003
domingo, março 23, 2003
Enquanto isso na capela de Tiamat...
bem.. ond ztavamoz mezmo?
TITIAMAT (9:54 PM) :
hum..boa pergunta - tou com dor de cabeça.. +_+
`'€dd¡e †|-|¢ Ðrøw'´ (9:55 PM) :
owch... ker umas aspirinas?
TITIAMAT (9:56 PM) :
gostaria sim..... 5 que tal?
`'€dd¡e †|-|¢ Ðrøw'´ (9:57 PM) :
tamanho konvencional, drakoniano, ou de uma certa cidadela dezta komarka?
TITIAMAT (9:57 PM) :
draconiano.;...
`'€dd¡e †|-|¢ Ðrøw'´ (9:59 PM) :
asanque..... *teleporta-se, e volta pouko dpoiz kom 4 azpirinaz enormez e uma kom quaze o dobro do tamanho daz outraz* aki ztão Rainha d todoz oz dragoez... + tamanho drakoniano soh haviam 4...
TITIAMAT (10:00 PM) :
* as cabeças olham umas para as outras e decidem no jokempô quem vai ficar sem..*
`'€dd¡e †|-|¢ Ðrøw'´ (10:01 PM) :
por isso eu tomei a liberdad d trazer essa aki... *moztra a maior, zkrito "Made in Itu"
TITIAMAT (10:03 PM) :
*a cabeça vermelha, se achando a lider de todas eskece do jogo e agarra o ituspirina*
`'€dd¡e †|-|¢ Ðrøw'´ (10:04 PM) :
vaiz kerer agua tb?
TITIAMAT (10:05 PM) :
água hum..pá que? é tão bom mastigar essas pastilhas....
`'€dd¡e †|-|¢ Ðrøw'´ (10:06 PM) :
Ó.ò' asanque....
sexta-feira, março 21, 2003
quinta-feira, março 20, 2003
Essas é pros fanaticos por ad&d / d&d...... Dragões, ankehgs, Pesadelo, demônio,Illithid ( mind flyer), e .. Beholder!!!
http://www.origami.as/home.html .... ^_^´´´´
terça-feira, março 18, 2003
(Povo..acho que a halloscan andou apagando do nada os posts do dia13... ???)
Enquanto isso na Capela de Tiamat...
`'€dd¡e †|-|¢ Ðrøw'´ (6:24 PM) :
aceitaz? *moztrando umaz balaz d goma*
TITIAMAT (6:24 PM) :
*fareja interessada* besouros?
`'€dd¡e †|-|¢ Ðrøw'´ (6:25 PM) :
ñ.. apenaz algumaz gulozeimaz humanaz... *joga 1 "sakinho" de 5 Kg*
TITIAMAT (6:27 PM) :
*abocanha com embalagem e tudo, mastigando e engasgando com o plástico*
`'€dd¡e †|-|¢ Ðrøw'´ (6:28 PM) :
ñ zkeçaz d abrir a... oh, deixa p/ lah....
TITIAMAT (6:30 PM) :
( ahahahahahahhaaha)* cabeça vermelha fazendo caretas de quem está com dificuldade em engolir, as demais parecem se divertir coma cena, embora por "osmose" sintam vontade de tossir*
`'€dd¡e †|-|¢ Ðrøw'´ (6:31 PM) :
oh.. zpere deixe-me auxiliar... *konjura uma mão espectral p/ ir ajudar a tirar o papel*
TITIAMAT (6:32 PM) :
* a cabeça vermelha abre a boca, e quando a mão espectral entra, ela vomita fogo* (^_^´´´)
`'€dd¡e †|-|¢ Ðrøw'´ (6:33 PM) :
ai!!.. *chacoalhando a mão verdadeira* bem, acho q já zta feito... ^^()()()
TITIAMAT (6:35 PM) :
* a cabeça mastiga o vazio..um pouco desconfortável*..ahm.;.obrigada....guloseima difícil...
`'€dd¡e †|-|¢ Ðrøw'´ (6:36 PM) :
oz serez da superficie realment ñ são pratikoz devo admitir..... *konkordando, afinal, eh bem maiz sadio*
TITIAMAT (6:37 PM) :
( ahahahaha) ham...
`'€dd¡e †|-|¢ Ðrøw'´ (6:39 PM) :
eh... kerez algo p/ aliviar o dezkonforto, uma bebida, um bezerro, algumaz karroagenz?
TITIAMAT (6:39 PM) :
hehehehe... obrigada..não.. não tenho vontade de comer no momento...
`'€dd¡e †|-|¢ Ðrøw'´ (6:40 PM) :
asanque... *pensando: ufa, ñ vou te rq trazer o lago p/ ka*
quinta-feira, março 13, 2003
Enquanto isso em Arvenus - ou - Mais uma de Apsu:
Fomos até o poço hospitalar verificar o tratamento da asinha quebrada de Dianicus, para saber que está tudo bem e que provavelmente semana que vem ela estará pronta para retomar seus vôos, logo após fomos visitar a China, conhecer alguns guerreiros de Terracota, e tesouros do reino (sorry Rasti, Sorry Morgana eu vou de novo cocês!!tava legal,mas precisamos levar agasalhos!!Frio lá....), na volta, quando já entrava em casa, passei pela caixa de correios infernal e retirei a correspondência.
Apsu vem logo em seguida, e como se não bastasse, decide verificar a caixa novamente....
"Que curioso... Tia vem com filtro anti-spam!!, pega a correspondência e larga a propaganda na caixa!! " - +_+ -
(ai, deuses...quando a caixa lotar eu simplesmente pego o saquinho do jornal e ensaco todos os papéis - trash bin).
quarta-feira, março 12, 2003
HaHAHAHAHAHAHAHA, Pronto, agora vocês pegaram a Tia...Se acham mais malvado chutar os traseiros emperiquitados, com calças colantes, salto alto ou tênis importado das madames condutoras de cães, mudo meus hábitos com prazer - até porque não preciso limpar as garras depois... (sugestão do Último Romântico)
Yuna, ^_^ aqui em Arvenus temos um passatempo noturno que talvez te agrade... A gataria no cio, pelas galerias infernais gemendo como os Condenados... Todos ficamos felizes com o doce som do sofrer... mas qual nossa indignação ao perceber que a origem era outra?! Munidos de bodoques( estilingues), aqueles que não possuem como eu, uma arma de sopro, atiram tijolos (bem..são pedrinhas ou coquinhos da palmeira da esquina) nos gatinhos... É uma beleza!!!o engodo cessa no mesmo instante.
Morgana!!a Tharia não sabe como fazer?Manda ela pra Tia já!
Lantis conheces dragões de Tênis? Poxa... quero mais infromações sobre isso! Quando escreveres tal conto me avisa!!!!! =D vou amar!
Zé! ^_^ Da última vez que taquei uma " madeira" ou "pedra" destrui os telhados de uma Fortaleza.....imagino que aplicar isso num cão o tranformaria em paçoca e perderia minha diversão... =p
segunda-feira, março 10, 2003
sábado, março 08, 2003
Por um mundo mais compreensivo, mais carinhoso, que nos respeite e nos dignifique como mulheres, trabalhadoras,mães, irmãs, guerreiras, frágeis e companheiras que somos.....
Gostaria de por algo engraçado aqui, mas só me lembrei daquelas piadinhas feministas sem graça de nossa infãncia....
"Homem é que nem pão de forma, quadrado, chato, de miolo mole e nos faz engordar..."
Para quem quiser ler, uma carta antiga, mas bonita.
"
CARTA DO PAPA JOÃO PAULO II ÀS MULHERES
A vós, mulheres do mundo inteiro, a minha mais cordial saudação!
1. A cada uma de vós dirijo esta Carta, sob o signo da solidariedade e da gratidão, ao aproximar-se a IV Conferência Mundial sobre a Mulher, que terá lugar em Pequim no próximo mês de Setembro. Antes de mais, desejo exprimir o meu vivo apreço à Organização das Nações Unidas, que promoveu uma iniciativa de tamanha importância. Também a Igreja se propõe oferecer a sua contribuição para a defesa da dignidade, do papel e dos direitos das mulheres, não só através da específica colaboração da Delegação oficial da Santa Sé nos trabalhos de Pequim, como também falando directamente ao coração e à mente de todas as mulheres.
Recentemente, por ocasião da visita que a Senhora Gertrudes Mongella, Secretária Geral da Conferência, me fez tendo em vista precisamente tão significativo encontro, quis entregar-lhe uma Mensagem, na qual estão recolhidos alguns pontos fundamentais do ensinamento da Igreja a este respeito. É uma mensagem que, para além da específica circunstância que a inspirou, se abre para a perspectiva mais ampla da realidade e dos problemas das mulheres no seu conjunto, pondo-se ao serviço da sua causa na Igreja e no mundo contemporâneo.
Por isso, dei instruções para que fosse transmitida a todas as Conferências Episcopais, para garantir a sua máxima difusão.
Retomando quanto escrevi em tal documento, gostaria agora de me dirigir directamente a cada mulher, para reflectir com ela sobre os problemas e perspectivas da condição feminina no nosso tempo, detendo-me em particular sobre o tema essencial da dignidade e dos direitos das mulheres, considerados à luz da Palavra de Deus.
O ponto de partida deste diálogo ideal não pode ser senão um obrigado. A Igreja escrevia na Carta apostólica Mulieris dignitatem « deseja render graças à Santíssima Trindade pelo "mistério da mulher" por toda a mulher e por aquilo que constitui a eterna medida da sua dignidade feminina, pelas "grandes obras de Deus" que, na história das gerações humanas, nela e por seu meio se realizaram » (n. 31).
2. O obrigado ao Senhor pelo seu desígnio sobre a vocação e a missão da mulher no mundo, torna-se também um concreto e directo obrigado às mulheres, a cada mulher, por aquilo que ela representa na vida da humanidade. Obrigado a ti, mulher-mãe, que te fazes ventre do ser humano na alegria e no sofrimento de uma experiência única, que te torna o sorriso de Deus pela criatura que é dada à luz, que te faz guia dos seus primeiros passos, amparo do seu crescimento, ponto de referência por todo o caminho da vida.
Obrigado a ti, mulher-esposa, que unes irrevogavelmente o teu destino ao de um homem, numa relação de recíproco dom, ao serviço da comunhão e da vida.
Obrigado a ti, mulher-filha e mulher-irmã, que levas ao núcleo familiar, e depois à inteira vida social, as riquezas da tua sensibilidade, da tua intuição, da tua generosidade e da tua constância.
Obrigado a ti, mulher-trabalhadora, empenhada em todos os âmbitos da vida social, económica, cultural, artística, política, pela contribuição indispensável que dás à elaboração de uma cultura capaz de conjugar razão e sentimento, a uma concepção da vida sempre aberta ao sentido do « mistério », à edificação de estruturas económicas e políticas mais ricas de humanidade.
Obrigado a ti, mulher-consagrada, que, a exemplo da maior de todas as mulheres, a Mãe de Cristo, Verbo Encarnado, te abres com docilidade e fidelidade ao amor de Deus, ajudando a Igreja e a humanidade inteira a viver para com Deus uma resposta « esponsal », que exprime maravilhosamente a comunhão que Ele quer estabelecer com a sua criatura.
Obrigado a ti, mulher, pelo simples facto de seres mulher! Com a percepção que é própria da tua feminilidade, enriqueces a compreensão do mundo e contribuis para a verdade plena das relações humanas.
3. Mas agradecer não basta, já sei. Infelizmente, somos herdeiros de uma história com imensos condicionalismos que, em todos os tempos e latitudes, tornaram difícil o caminho da mulher, ignorada na sua dignidade, deturpada nas suas prerrogativas, não raro marginalizada e, até mesmo, reduzida à escravidão. Isto impediu-a de ser profundamente ela mesma, e empobreceu a humanidade inteira de autênticas riquezas espirituais.
Não seria certamente fácil atribuir precisas responsabilidades, atendendo à força das sedimentações culturais que, ao longo dos séculos, plasmaram mentalidades e instituições. Mas, se nisto tiveram responsabilidades objectivas, mesmo não poucos filhos da Igreja, especialmente em determinados contextos históricos, lamento-o sinceramente. Que este pesar se traduza, para toda a Igreja, num compromisso de renovada fidelidade à inspiração evangélica que, precisamente no tema da libertação das mulheres de toda a forma de abuso e de domínio, tem uma mensagem de perene actualidade, que brota da atitude mesma de Cristo.
Ele, superando as normas em vigor na cultura do seu tempo, teve para com as mulheres uma atitude de abertura, de respeito, de acolhimento, de ternura. Honrava assim, na mulher, a dignidade que ela sempre teve no projecto e no amor de Deus. Ao fixar o olhar n'Ele, no final deste segundo milénio, vem-nos espontaneamente a pergunta: em que medida a sua mensagem foi recebida e posta em prática? Sim, é tempo de olhar, com a coragem da memória e o sincero reconhecimento das responsabilidades, a longa história da humanidade, para a qual as mulheres deram uma contribuição não inferior à dos homens, e a maior parte das vezes em condições muito mais desfavoráveis.
Penso, de modo especial, nas mulheres que amaram a cultura e a arte, e às mesmas se dedicaram partindo de condições desvantajosas, excluídas frequentemente de uma educação paritária, submetidas à inferiorização, ao anonimato e até mesmo à expropriação da sua contribuição intelectual. Infelizmente, da obra imensa das mulheres na história, bem pouco restou de significativo com os métodos da historiografia científica. Mas, por sorte, se o tempo sepultou os seus vestígios documentais, não é possível não perceber os seus influxos benfazejos na seiva vital que impregna o ser das gerações, que se foram sucedendo até à nossa.
Relativamente a esta grande, imensa «tradição» feminina, a humanidade tem uma dívida incalculável. Quantas mulheres foram e continuam ainda a ser valorizadas mais pelo aspecto físico que pela competência, pela profissionalidade, pelas obras da inteligência, pela riqueza da sua sensibilidade e, em última análise, pela própria dignidade do seu ser!
4. Que dizer também dos obstáculos que, em tantas partes do mundo, impedem ainda às mulheres a sua plena inserção na vida social, política e económica? Basta pensar como, com frequência, é mais penalizado que gratificado o dom da maternidade, à qual, todavia, a humanidade deve a sua própria sobrevivência. Certamente, resta ainda muito a fazer para que o ser mulher e mãe não comporte discriminação.
Urge conseguir onde quer que seja a igualdade efectiva dos direitos da pessoa e, portanto, idêntica retribuição salarial por categoria de trabalho, tutela da mãe-trabalhadora, justa promoção na carreira, igualdade entre cônjuges no direito de família, o reconhecimento de tudo quanto está ligado aos direitos e aos deveres do cidadão num regime democrático. Trata-se não só de um acto de justiça, mas também de uma necessidade.
Na política do futuro, os graves problemas em aberto verão sempre mais envolvida a mulher: tempo livre, qualidade da vida, migrações, serviços sociais, eutanásia, droga, saúde e assistência, ecologia, etc. Em todos estes campos, se revelará preciosa uma maior presença social da mulher, porque contribuirá para fazer manifestar as contradições de uma sociedade organizada sobre critérios de eficiência e produtividade, e obrigará a reformular os sistemas a bem dos processos de humanização que delineiam a «civilização do amor».
5. Pensando, depois, a um dos aspectos mais delicados da situação feminina no mundo, como não lembrar a longa e humilhante história com frequência, « subterrânea » de abusos perpetrados contra as mulheres no campo da sexualidade? No limiar do terceiro milénio, não podemos permanecer impassíveis e resignados diante deste fenómeno. Está na hora de condenar vigorosamente, dando vida a apropriados instrumentos legislativos de defesa, as formas de violência sexual, que não raro têm a mulher por objecto.
Mais, em nome do respeito pela pessoa, não podemos não denunciar a difusa cultura hedonista e mercantilista que promove a exploração sistemática da sexualidade, levando mesmo meninas de menor idade a cair no circuito da corrupção e a permitir comercializar o próprio corpo.
Por outro lado, diante de tais perversões, quanto louvor merecem as mulheres que, com amor heróico pela sua criatura, carregam uma gravidez devida à injustiça de relações sexuais impostas pela força; e isto não só no quadro das atrocidades que, infelizmente, se verificam nos contextos de guerras, ainda tão frequentes no mundo, mas também nas situações de bem-estar e de paz, não raro viciadas por uma cultura de permissivismo hedonista, na qual prosperam facilmente também tendências de machismo agressivo. Nestas condições, a escolha do aborto, que permanece sempre um pecado grave, antes de ser uma responsabilidade atribuível à mulher, é um crime que deve ser imputado ao homem e à cumplicidade do ambiente circundante.
6. Assim, o meu «obrigado» às mulheres converte-se num premente apelo a que, da parte de todos, particularmente dos Estados e das Instituições Internacionais, se faça o que for preciso para devolver à mulher o pleno respeito da sua dignidade e do seu papel. A este respeito, não posso deixar de manifestar a minha admiração pelas mulheres de boa vontade que se dedicaram a defender a dignidade da condição feminina, através da conquista de direitos fundamentais sociais, económicos e políticos, e assumiram corajosamente tal iniciativa em épocas em que este seu empenho era considerado um acto de transgressão, um sinal de falta de feminilidade, uma manifestação de exibicionismo, e talvez um pecado!
Como escrevi na Mensagem para o Dia Mundial da Paz deste ano, ao contemplar este grande processo de libertação da mulher, pode-se dizer que «foi um caminho difícil e complexo e, por vezes, não isento de erros, mas substancialmente positivo, apesar de ainda incompleto devido a tantos obstáculos que, em diversas partes do mundo, se interpõem não deixando que a mulher seja reconhecida, respeitada, valorizada na sua peculiar dignidade» (n. 4). É preciso continuar neste caminho! Estou convencido, porém, que o segredo para percorrer diligentemente a estrada do pleno respeito da identidade feminina não passa só pela denúncia, apesar de necessária, das discriminações e das injustiças, mas também, e sobretudo, por um eficaz e claro projecto de promoção, que englobe todos os âmbitos da vida feminina, a partir de umarenovada e universal tomada de consciência da dignidade da mulher.
Ao reconhecimento desta, não obstante os múltiplos condicionalismos históricos, leva-nos a própria razão, que capta a lei de Deus inscrita no coração de cada homem. Mas é sobretudo a Palavra de Deus, que nos permite identificar com clareza o radical fundamento antropológico da dignidade da mulher, apontando-o no desígnio de Deus sobre a humanidade.
7. Permiti-me, pois, caríssimas irmãs, que juntamente convosco, medite uma vez mais aquela página bíblica maravilhosa que mostra a criação do homem, e na qual se exprime bem a vossa dignidade e missão no mundo. O Livro do Génesis fala da criação, de modo sintético e com linguagem poética e simbólica, mas profundamente verdadeira: «Deus criou o homem à sua imagem, criou-o à imagem de Deus; Ele os criou varão e mulher» (Gn 1, 27). O acto criador de Deus desenvolve-se segundo um preciso projecto. Antes de mais, diz que o homem é criado «à imagem e semelhança de Deus» (cf. Gn 1, 26), expressão que esclarece logo a peculiaridade do homem no conjunto da obra da criação.
Depois, diz que ele, desde o início, é criado como «varão e mulher» (Gn 1, 27). A mesma Sagrada Escritura fornece a interpretação deste dado: o homem, mesmo encontrando-se rodeado pelas inumeráveis criaturas do mundo visível, dá-se conta de estar só (cf. Gn 2, 20). Deus intervém para fazê-lo sair desta situação de solidão: «Não é conveniente que o homem esteja só; vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele» (Gn 2, 18).
Portanto, na criação da mulher está inscrito, desde o início, o princípio do auxílio: auxílio note-se não unilateral, mas recíproco. A mulher é o complemento do homem, como o homem é o complemento da mulher: mulher e homem são entre si complementares. A feminilidade realiza o «humano» tanto como a masculinidade, mas com uma modulação distinta e complementar.
Quando o Génesis fala de «auxiliar», não se refere só ao âmbito do agir, mas também do ser. Feminilidade e masculinidade são entre si complementares, não só do ponto de vista físico e psíquico, mas também ontológico. Só mediante a duplicidade do «masculino» e do «feminino», é que o «humano» se realiza plenamente.
8. Depois de criar o homem, varão e mulher, Deus diz a ambos: «Enchei e dominai a terra» (Gn 1, 28). Não lhes confere só o poder de procriar para perpetuar no tempo o género humano, masconfia-lhes também a terra como tarefa, comprometendo-os a administrar os seus recursos com responsabilidade. O homem, ser livre e racional, é chamado a transformar a face da terra. Nesta tarefa, que é essencialmente a obra da cultura, tanto o homem como a mulher têm, desde o início, igual responsabilidade.
Na sua reciprocidade esponsal e fecunda, na sua tarefa comum de dominar e submeter a terra, a mulher e o homem não reflectem uma igualdade estática e niveladora, mas tampouco comportam uma diferença abissal e inexoravelmente conflituosa: a sua relação mais natural, conforme ao desígnio de Deus, é a «unidade dos dois», ou seja, uma «unidualidade» relacional, que permite a cada um de sentir a relação interpessoal e recíproca como um dom enriquecedor e responsabilizador. A esta «unidade dos dois», está confiada por Deus não só a obra da procriação e a vida da família, mas a construção mesma da história.
Se durante o Ano Internacional da Família, celebrado em 1994, a atenção se concentrou sobre a mulher como mãe, a Conferência de Pequim torna-se ocasião propícia para uma nova tomada de consciência da múltipla contribuição que a mulher oferece à vida inteira das sociedades e nações. É uma contribuição, inicialmente de natureza espiritual e cultural, mas também sócio-política e económica. Devem realmente muito ao subsídio da mulher, os vários sectores da sociedade, os Estados, as culturas nacionais, e, em última análise, o progresso de todo o género humano!
9. Normalmente, o progresso é avaliado segundo categorias técnicas e científicas; ora, até sob este ponto de vista, não falta a contribuição da mulher. Mas, essas não são as únicas dimensões do progresso, antes, não são sequer as principais. Mais importante ainda é a dimensão ético-social, que diz respeito às relações humanas e aos valores do espírito: e, nesta dimensão, frequentemente desenvolvida sem alarde, a partir das relações quotidianas entre as pessoas, especialmente dentro da família, a sociedade é em larga medida devedora, precisamente ao «génio da mulher».
A este respeito, gostaria de manifestar particular gratidão às mulheres empenhadas nos mais distintos sectores da actividade educativa, para além da família: infantários, escolas, universidades, instituições de assistência, paróquias, associações e movimentos. Onde quer que se revele necessário um trabalho de formação, pode-se constatar a imensa disponibilidade das mulheres a dedicarem-se às relações humanas, especialmente em prol dos mais débeis e indefesos.
Nesse trabalho, elas realizam uma forma de maternidade afectiva, cultural e espiritual, de valor realmente inestimável, pela incidência que tem no desenvolvimento da pessoa e no futuro da sociedade. E como não lembrar aqui o testemunho de tantas mulheres católicas e de tantas Congregações religiosas femininas, que, nos vários continentes, fizeram da educação, especialmente dos meninos e meninas, o seu principal serviço?
Como não pensar com espírito de gratidão em todas as mulheres que operaram, e continuam a fazê-lo, no campo da saúde, não só no âmbito das instituições sanitárias bem organizadas, mas, com frequência, em circunstâncias muito precárias, nos países mais pobres do mundo, dando um testemunho de disponibilidade que toca não raro o martírio?
10. Faço votos pois, caríssimas irmãs, que se reflicta com particular atenção sobre o tema do «génio da mulher», não só para nele reconhecer os traços de um preciso desígnio de Deus, que há-de ser acolhido e honrado, mas também para lhe dar mais espaço no conjunto da vida social, bem como da vida eclesial.
Precisamente sobre este tema, de resto já considerado por ocasião do Ano Mariano, pude deter-me amplamente na mencionada Carta apostólica Mulieris dignitatem, publicada em 1988. Além disso, este ano, por ocasião da Quinta-Feira Santa, quis unir idealmente a Mulieris dignitatem à habitual Carta que envio aos sacerdotes convidando-os a reflectirem sobre o significativo papel que na sua vida desempenha a mulher como mãe, como irmã e como colaboradora nas obras de apostolado.
Esta é outra dimensão distinta da conjugal, mas importante também daquele «auxílio» que a mulher, segun do o Génesis, é chamada a prestar ao homem. A Igreja vê, em Maria, a máxima expressão do «génio feminino» e encontra n'Ela uma fonte incessante de inspiração. Maria definiu-Se «serva do Senhor» (cf. Lc 1, 38). É por obediência à Palavra de Deus que Ela acolheu a sua vocação privilegiada, mas nada fácil, de esposa e mãe da família de Nazaré. Pondo-Se ao serviço de Deus, Ela colocou-Se também ao serviço dos homens: um serviço de amor. Este mesmo serviço permitiu-Lhe realizar na sua vida a experiência de um misterioso, mas autêntico «reinar».
Não é por acaso que é invocada como «Rainha do céu e da terra». Assim a invoca toda a comunidade dos crentes; invocam-na como «Rainha» muitas nações e povos. O seu «reinar» é servir! O seu servir é «reinar»! Assim deveria ser entendida a autoridade, tanto na família, como na sociedade e na Igreja. O «reinar» é revelação da vocação fundamental do ser humano, enquanto criado à «imagem» d'Aquele que é Senhor do céu e da terra, e chamado a ser em Cristo seu filho adoptivo.
O homem é a única criatura sobre a terra «a ser querida por Deus por si mesma», como ensina o Concílio Vaticano II, o qual, de modo significativo, acrescenta que o homem «não se pode encontrar plenamente a não ser no sincero dom de si mesmo» (Gaudium et spes, 24). Nisto consiste o materno «reinar» de Maria. Tendo-Se feito, com todo o seu ser, dom para o seu Filho, Ela veio a tornar-Se também dom para os filhos e filhas de todo o género humano, gerando uma profundíssima confiança em quem a Ela recorre para ser guiado pelos caminhos difíceis da vida até ao próprio destino definitivo e transcendente.
Cada um chega através das etapas da própria vocação a esta meta final, uma meta que orienta o empenho na história tanto do homem como da mulher.
11. Neste horizonte de «serviço» que, se prestado com liberdade, reciprocidade e amor, exprime a verdadeira «realeza» do ser humano é possível acolher também, sem consequências desfavoráveis para a mulher, uma certa diversidade de papéis, na medida em que tal diversidade não é fruto de arbitrária imposição, mas brota da peculiaridade do ser masculino e feminino.
É um tema que tem a sua específica aplicação, mesmo no seio da Igreja. Se Cristo por escolha livre e soberana, bem testemunhada no Evangelho e na constante tradição eclesial confiou somente aos homens a tarefa de ser «ícone» da sua imagem de «pastor» e «esposo» da Igreja através do exercício do sacerdócio ministerial, isto em nada diminui o papel da mulher, como afinal sucede com os outros membros da Igreja não investidos do sagrado ministério, já que todos são igualmente dotados da dignidade própria do «sacerdócio comum», radicado no Baptismo.
Tais distinções de papéis, com efeito, não devem ser interpretadas à luz dos cânones em uso nas sociedades humanas, mas com os critérios específicos da economia sacramental, ou seja, daquela economia de «sinais» livremente escolhidos por Deus para Se fazer presente no meio dos homens. De resto, precisamente na linha desta economia de sinais, mesmo se fora do âmbito sacramental, não é de pouca importância a «feminilidade» vivida segundo o sublime modelo de Maria.
Há, de facto, na «feminilidade» da mulher crente, e especialmente da mulher «consagrada», uma espécie de «profecia» imanente (cf. Mulieris dignitatem, 29), um simbolismo fortemente evocador, dir-se-ia uma sugestiva «iconicidade», que se realiza plenamente em Maria e exprime bem o ser mesmo da Igreja, enquanto comunidade consagrada com a dimensão de absoluto de um coração «virgem», para ser «esposa» de Cristo e «mãe» dos crentes.
Nesta perspectiva de complementaridade «icónica» dos papéis masculino e feminino, ficam mais em evidência duas dimensões imprescindíveis da Igreja: o princípio «mariano», e o princípio «apostólico-petrino» (cf. ibid., 27).
Por outro lado lembrei-o aos sacerdotes na mencionada Carta da Quinta-Feira Santa deste ano , o sacerdócio ministerial, no desígnio de Cristo, «não é expressão de domínio, mas de serviço» (n. 7). É tarefa urgente da Igreja, na sua renovação quotidiana à luz da Palavra de Deus, pô-lo sempre mais em evidência, quer no desenvolvimento do espírito de comunhão e na promoção atenta de todos os instrumentos tipicamente eclesiais da participação, quer através do respeito e valorização dos inúmeros carismas pessoais e comunitários, que o Espírito de Deus suscita para edificação da comunidade cristã e serviço dos homens.
Neste amplo espaço de serviço, a história da Igreja nestes dois milénios, apesar de tantos condicionalismos, conheceu realmente o «génio da mulher», tendo visto surgir no seu seio mulheres de primária grandeza, que deixaram amplos e benéficos vestígios de si no tempo. Penso na longa série de mártires, de santas, de místicas insignes. Penso, de modo especial, em Santa Catarina de Sena e em Santa Teresa de Ávila, a quem o Papa Paulo VI, de venerável memória, conferiu o título de Doutora da Igreja.
E como não lembrar também tantas mulheres que, impelidas pela fé, deram vida a iniciativas de extraordinário relevo social, especialmente ao serviço dos mais pobres? O futuro da Igreja, no terceiro milénio, não deixará certamente de registar novas e esplêndidas manifestações do «génio feminino».
12. Vede, portanto, caríssimas irmãs, quantos motivos tem a Igreja para desejar que, na próxima Conferência, promovida em Pequim pelas Nações Unidas, se ponha em evidência a verdade plena sobre a mulher. Seja colocado realmente em devido relevo o «génio da mulher», tendo em conta não somente as mulheres grandes e famosas, do passado ou nossas contemporâneas, mas também as mulheres simples, que exprimem o seu talento feminino com o serviço aos outros na normalidade do quotidiano.
De facto, é no doar-se aos outros na vida de cada dia, que a mulher encontra a profunda vocação da própria vida, ela que talvez mais que o próprio homem vê o homem, porque o vê com o coração. Vê-o independentemente dos vários sistemas ideológicos e políticos. Vê-o na sua grandeza e nos seus limites, procurando ir ao seu encontro e ser-lhe de auxílio. Deste modo, realiza-se na história da humanidade o fundamental desígnio do Criador e aparece à luz incessantemente, na variedade das vocações, a beleza não só física, mas sobretudo espiritual que Deus prodigalizou desde o início à criatura humana e especialmente à mulher.
Ao mesmo tempo que, na minha oração, confio ao Senhor o bom êxito do importante encontro de Pequim, convido as comunidades eclesiais a fazer do ano em curso ocasião para uma profunda acção de graças ao Criador e ao Redentor do mundo precisamente pelo dom de um bem tão grande como é o da feminilidade: esta, nas suas múltiplas expressões, pertence ao património constitutivo da humanidade e da mesma Igreja.
Que Maria, Rainha do amor, vele pelas mulheres e pela sua missão ao serviço da humanidade, da paz, da difusão do Reino de Deus!
Com a minha Bênção Apostólica. Vaticano, 29 de Junho de 1995, solenidade dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo."